Como arrumar tempo para fazer Networking


Publicado dia 02 out 2018


É verdade que o tempo é escasso e a sua falta parece ser o grande problema da humanidade. Mas será que é tão difícil encontrar tempo para fazer networking?

Eu já trabalho há alguns anos com Marketing e uma coisa eu posso garantir: Não existe ferramenta de Marketing mais poderosa do que o boca-a-boca. Por melhor que seja a sua estratégia de comunicação, o boca-a-boca é propaganda gratuita e ainda uma importante prova social.

Quando você está procurando um produto ou serviço, é bem provável que vá solicitar indicações aos amigos. A experiência que alguém teve pode diminuir, e muito, o risco ao comprarmos algo que não conhecemos. E é aí que está a importância da sua rede de contatos.

Eu costumo fazer palestras sobre o tema e me surpreendeu muito o fato de que 100% das pessoas que me procuravam me perguntaram como eu arrumava tempo para fazer networking e estar próximo da minha rede de contatos. A verdade é que não tem segredo, é tudo questão de prioridade. O que eu percebo é que o empreendedor está tão preocupado com o operacional do seu negócio que acaba negligenciando algumas tarefas de extrema importância para a sobrevivência do negócio como marketing, vendas, e claro, o networking.

É compreensível que para um empreendedor que está começando, o tempo seja ainda mais escasso por conta das multitarefas e burocracias do dia a dia, mas em algum momento, esse empreendedor deverá se organizar para ter tempo de pensar no negócio, longe das operações. Mas vamos tratar aqui somente sobre networking.

MAS AFINAL, O QUE É NETWORKING?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, fazer networking vai muito além de trocar cartões e tentar vender o seu peixe. Aliás, isso definitivamente não é networking. Vamos dividir a palavra ‘networking’ em 3 partes para explicar melhor.

Net: Vem do inglês e significa ´Rede´

Work: Do inglês ‘Trabalho’

Ing: No inglês, vem após o verbo indicando o tempo ‘Present Continuous’, ou seja, da a ideia de algo constante.

Juntando as três partes, podemos dizer que networking é: Trabalhar constantemente a sua Rede (de contatos). Isso é networking.

A IMPORTÂNCIA DO NETWORKING PARA OS NEGÓCIOS

Antes de criar o Movimento Empreendedor, tive a grande oportunidade de participar de um grande grupo de networking onde pude conhecer e conviver com pelo menos 70 empresários de diversos segmentos diferentes. Fiz muitos amigos, fechei muitos negócios, conheci muitas pessoas e aprendi muito. Aprendi a falar em público, a ser político, a pensar em formas de contribuir com o próximo antes de esperar algo em troca, a aprender com pessoas mais experientes e conhecer mais de perto empresas de diversos segmentos. Evolui 10 anos em 2.

Na época em que comecei a participar desse grupo, eu não tinha empresa aberta, escritório, funcionários (nem clientes). Isso mesmo, quando ingressei no grupo havia acabado de perder os dois únicos clientes que tínhamos. Confesso que foi um pouco intimidador estar ali, lado a lado com empresários de empresas conhecidas e com muitos anos de mercado, mas topei o desafio de mostrar o porquê estava ali. Em pouco tempo ganhei a confiança e respeito dos colegas e naturalmente comecei a receber diversas indicações. Até hoje tenho clientes e faço negócios com pessoas que conheci nesse grupo e foi estar lá que permitiu que a empresa crescesse de forma mais rápida.

E não foi só isso. Mais do que negócios, a troca de experiências com empreendedores com diversos perfis e de segmentos tão diversos me deram uma bagagem incrível. Foi um aprendizado que nenhuma faculdade ou MBA poderia proporcionar. Como diria Taleb, é “skin in the game” no sentido mais puro. No meio de um grupo de networking é preciso se expor, participar, ajudar e o resto é consequência do seu trabalho.

DICAS ESSENCIAIS PARA FAZER NETWORKING

Dica 01: Seja relevante

           Todo mundo já ouviu aquela velha máxima de que “quem não é visto, não é lembrado”. É exatamente assim. Quando uma indicação é solicitada, você precisa ser lembrado por essa pessoa. Mas não só lembrado, é preciso que ela confie em você também. Por isso é preciso ser relevante.

Você pode receber uma indicação de um cliente ou até mesmo de uma pessoa que nunca comprou de você, desde que você tenha sido relevante ou se mostre competente para essa pessoa. Pense em como trata as pessoas, as vezes a indicação pode vir de onde você menos espera.

Dica 02: Seja comunicativo

           Ser comunicativo é essencial para gerar empatia com as pessoas, mas cuidado, ser comunicativo não é ser ‘tagarela’. É preciso ouvir as pessoas, entender, e ajudar. Simples assim. Se você for tímido, não se desespere, isso é muito comum, principalmente em ambientes onde não conhecemos as pessoas. Existem diversos livros e literatura falando a respeito do assunto, mas eu indico um grande amigo tímido que está virando o jogo e hoje tem até um canal no Youtube dedicado ao tema que é o Lougan Causo. Segue o canal dele, recomendo fortemente: https://www.youtube.com/channel/UCYGq0dn4xOGDIftjWgp8H0w

Dica 03: Não seja inconveniente

Essa é uma dica importante. Muitas vezes me deparei com pessoas que claramente aparecem somente quando lhes convém, frequentam grupos de networking, e se não fecharem negócios, desaparecem. Quando fazemos networking, precisamos primeiro pensar em ajudar as pessoas, conhece-las e não procurar clientes o tempo inteiro.

Naturalmente, queremos receber e solicitar indicações de clientes, apresentar nossos produtos e serviços, mas é preciso bom senso para não se tornar chato e inconveniente.

Dica 04: Reserve tempo para fazer Networking

O Networking precisa ser encarado como uma atividade-chave para todo empreendedor. Ela precisa estar na sua agenda de atividades, pois é o que vai permitir conhecer pessoas que vão te ajudar a chegar mais longe, seja recebendo indicações, fechando parcerias, ou simplesmente se ajudando. De duas a quatro horas por semana já farão uma diferença incrível para o seu negócio a médio prazo. Pode apostar.

COMO ENCONTRAR TEMPO PARA FAZER NETWORKING.

           Encontrar tempo para fazer networking pode ser mais simples do que imagina. Eu considero que existem 3 fatores que vão te ajudar a reservar tempo para tomar café com pessoas importantes: Prioridade, Organização e Foco.

Prioridade

Quando falamos que estamos sem tempo, geralmente é mentira. Na realidade, estamos priorizando outras coisas. Considerando um dia com 24 horas, em que dormimos 8, ainda sobram 16 horas úteis. Se você trabalha outras 8 horas, o que está fazendo nas demais? Quando falamos que não temos tempo para fazer academia, provavelmente cuidar do corpo e da saúde não é uma prioridade.

Se você tratar o networking como prioridade, provavelmente vai encontrar algo que está tomando seu tempo que é menos importante. Cada escolha é uma renúncia, não há como fugir.

Organização  

           Eu nunca fui adepto de agenda, mas depois que passei a utilizá-la, consegui melhorar, e muito, minha produtividade. Separo as tarefas por urgência e relevância. Uma dica é delegar tarefas menos importantes.

Se você criar o hábito de agendar uma ou duas reuniões semanais para fazer networkingcom antecedência, vai perceber que isso não vai te atrapalhar como imagina. Costumo agendar as minhas reuniões com antecedência e organizo meus dias e a semana de forma que eu saiba exatamente o que eu tenho para fazer.

Marcar reuniões em cima da hora pode te atrapalhar na organização, por isso, é bom reservar mais algumas horas na semana, mesmo que não tenha nada agendado.

Foco

Se você já sabe quais são suas prioridades e mantém uma agenda organizada. Basta ter foco na execução das suas tarefas. Você vai começar a perceber o quanto gastamos tempo com interrupções e distrações que fazem com que a gente leve uma hora para fazer algo, que com foco, levaríamos 20 minutos.

A produtividade é amiga do tempo. Seja produtivo e cada vez mais sobrará tempo para fazermos networking e pensarmos no negócio. Se quiser se aprofundar mais no assunto, indico o livro “A única coisa”, de Gary Keller e Jay Papasan.

E você, quanto tempo tem reservado para trabalhar a sua rede de contatos?

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