Automação do Instagram. Vale a pena?


Publicado dia 06 ago 2018


Você já deve ter sido seguido por algum perfil de empresa em que nunca teve qualquer tipo de relação ou até mesmo profissionais de diversas áreas. Provavelmente foi automação.

Com a diminuição do alcance do Facebook e o crescimento do Instagram, as empresas estão cada vez mais optando pela rede social que sempre surge com alguma novidade que pode ajudar a aumentar o engajamento com o consumidor, a visibilidade da marca e eventualmente vender mais. Nesse cenário, surgiram diversas ferramentas que ajudam a realizar ações como seguir, curtir, comentar e enviar mensagem automática para novos seguidores.

Mas será que essas ferramentas realmente auxiliam dentro de uma estratégia de mídias sociais? A resposta é: DEPENDE.

É PRECISO SABER COMO UTILIZAR A AUTOMAÇÃO A SEU FAVOR

Audiência e seguidores são importantes, mas não são tudo. Essa audiência precisa ser relevante e qualificada, afinal, o objetivo final de qualquer empresa dentro das redes sociais é vender.

Uma automação malfeita pode atrair uma serie de curtidas e seguidores que não estão interessados na sua marca ou seu conteúdo, não irão engajar com você, e claro, isso não trará qualquer tipo de resultado relevante para você. Basta realizar uma breve pesquisa para encontrar perfis com milhares de seguidores e publicações com taxas de engajamento baixíssimas. Se esse for o seu caso, é melhor se preocupar, pois reverter esse cenário é difícil e trabalhoso.

Outro ponto importante, é que para novas contas não é aconselhável o uso da ferramenta, pois elas não são “oficiais” e o Instagram pode identificar a prática como spam, suspendendo a conta por alguns dias, e em casos extremos, até banir a conta.

Uma sugestão, que pode ser considerada “jeitinho brasileiro” é você, ao criar uma nova conta, seguir pessoas próximas que estejam dentro do perfil do consumidor que você busca para que algumas sigam seu perfil de volta e assim você consiga os primeiros seguidores. Outra dica é fazer algumas publicações antes, para que quando a pessoa veja seu perfil, não seja um perfil sem nenhum conteúdo.

QUANDO E COMO USAR A AUTOMAÇÃO

Mesmo que você precise tomar algumas precauções, a automação pode ser uma grande aliada em uma estratégia de Mídias Sociais.

Pense que você já tem uma página com muito engajamento e você criou uma hashtag específica (e única) para algum produto ou para alguma promoção. Você concorda que se sua página curtir aquela publicação realizada por algum seguidor ou cliente, falando bem de você e utilizando a hashtag que você criou, ela irá se sentir super especial? Mas e se mil pessoas utilizarem essa mesma hashtag, seria praticamente impossível você dispor de tempo para curtir todas essas publicações. Nesse momento, a automação se torna uma aliada.

Imagine uma outra situação: Você tem um perfil que vem ganhando seguidores relevantes de maneira orgânica, que tal agradecer todos os seguidores e oferecer algum conteúdo de valor para que ele assista, ou até mesmo baixe um material em troca do nome e email. Com a automação isso é possível. Você além de agradecer, ainda oferece um conteúdo de valor e pode até mesmo converter em um lead.

A automação também é muito interessante para atrair novos seguidores. Eu mesmo utilizo bastante essa ferramenta para alguns clientes e para mim. Você pode procurar por páginas de concorrentes que tenham muitos seguidores relevantes e uma boa taxa de engajamento e seguir as pessoas que seguem a página, ou até mesmo curtir as publicações de quem faz check-in nesses lugares (nesse caso, eu tomo o cuidado de bloquear interações com as páginas de concorrentes, evitando assim, uma saia justa).

ALGUNS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR

               Ao começar a utilizar a automação, acompanhe quem são os novos seguidores e veja se são relevantes para o seu negócio. Quando eu vejo que algum perfil “suspeito” começa a seguir uma página, eu o bloqueio manualmente mesmo.

Outro ponto para ficar atento, é ver se o engajamento das suas publicações cresce conforme crescem os seus seguidores. Uma dica é ver as visualizações dos Stories. Se estiverem muito baixas, pode ser que muitos perfis que estão te seguindo também venham de automações. Nesse caso, eu aconselho dar uma pausa e investir em conteúdo.

Eu também não aconselho automação de comentários. Muitas vezes o comentário fica completamente fora de contexto, o que pode prejudicar a imagem da sua marca e deixar visível que foi feita por um robô.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE AUTOMAÇÃO NO INSTAGRAM

Eu recomendo e utilizo as automações no meu dia a dia, porém, acompanho de perto para evitar problemas. Antes de começar qualquer tipo de automação, eu estudo primeiro quem é o público que eu quero atingir, descubro quais os perfis que essas pessoas seguem, quais seus interesses e o que buscam. Reforço que quantidade de seguidores não é tão importante se essas pessoas não engajam com você. Se elas não engajam, com certeza elas não compram.

Fato é que automação deve vir acompanhada de um bom planejamento de conteúdo, de publicações interessantes que devem ser mescladas com ações manuais, onde você consegue realmente interagir com o seu público e deve ser utilizada de forma prudente e consciente.

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