Em 2014 o Facebook comprou o Whatsapp por U$ 22 bilhões, e não foi à toa. Só no Brasil são mais de 120 milhões de usuários. O Whatsapp revolucionou a forma como nos conectamos uns com os outros. Hoje em dia, uma ligação só é feita em último caso, os e-mails se tornaram a segunda opção e ficou muito mais fácil e prático trocarmos mensagens.Muitas empresas vêm se aproveitando dessa ferramenta por facilitar o contato com o cliente, principalmente os pequenos negócios. Percebendo essa demanda, em janeiro de 2018 foi lançado o Whatsapp Business, que conta com algumas funções exclusivas em relação a versão normal, o que facilitou ainda mais para quem o utiliza.

Aliado com Redes Sociais como Facebook e Instagram, o Whatsapp pode ajudar a aumentar a sua conversão, por isso, listamos 05 dicas para você vender mais com o Whatsapp.

1. NUNCA envie spams e mensagens indesejadas

Prática comum nos e-mails, o spam chegou também ao Whatsapp. Quem nunca recebeu aquela mensagem de propaganda indesejada? Pior que isso, muitas vezes você nem conhece a pessoa e não sabe como ela conseguiu o seu número.

Essa prática pode até gerar um pequeno retorno no início, principalmente entre conhecidos, mas o custo disso pode ser alto. As pessoas podem considerar aquele conteúdo invasivo e até mesmo te bloquear. Eu já fiz isso com pessoas que me enviaram spams. Ao mandar mensagens indesejadas, além de você poder ser bloqueado e perder o contato com aquela pessoa, você pode arruinar a imagem da sua empresa e do seu negócio.

Uma alternativa é utilizar o “Status”. O status do Whatsapp funciona basicamente como o Stories do Instagram e some após 24 horas. Não é tão popular, mas funciona. Eu já consegui algumas conversões utilizando essa ferramenta muitas vezes negligenciada. A visualização do status do Whatsapp é menor, mas não é invasivo e a pessoa só vai ver se o seu contato estiver na agenda dela. Se ela tem o seu contato na agenda, isso já é um bom sinal, principalmente se for um contato profissional ou de um cliente.

2. Crie Grupos ou Lista de Transmissões com seus consumidores.

A criação de Grupos e Listas de Transmissões pode ser uma excelente estratégia para você enviar conteúdo relevante para seus leads. A dica número 01 também vale aqui. Não utilize seus grupos e listas para ficar vendendo o tempo todo. Ofereça conteúdo relevante ou vantagens exclusivas para quem participar de um grupo ou lista. Se você já utiliza o Marketing de Conteúdo e conta com uma audiência engajada, faça convites para que as pessoas acessem seus grupos e listas para receber seu conteúdo em primeira mão.

Lembre-se que Grupos e Listas tem características diferentes. Conhecendo seu público, você vai saber qual a melhor alternativa. Não existe certo ou errado, apenas o que melhor funciona para você e sua audiência.

a. Lista de Transmissão

A vantagem da Lista de Transmissão é que cada pessoa irá receber a mensagem de forma individual e ninguém saberá quem assinou essa lista. A desvantagem é que, caso a pessoa não tenha seu contato anotado na agenda dela, ela não receberá seu conteúdo. Por isso é essencial que você a lembre de salvar o seu contato na agenda dela.

b. Grupos

Os grupos são excelentes para engajar seus consumidores, mas envolvem alguns riscos. Algumas pessoas mal-intencionadas podem se utilizar de um grupo para criar spams para outros membros, e/ou enviar mensagens que não fazem parte do objetivo do grupo. Crie regras bem claras e informe a todos os participantes. Caso alguém descumpra alguma regra, envie as regras novamente para todos logo em seguida, se a mesma pessoa voltar a desrespeitá-la, não pense duas vezes em excluí-la. Isso passará credibilidade para o restante dos participantes.

É possível colocar as regras nas descrições do Grupo, portanto, sempre que criar um grupo para alguma finalidade, deixe-a clara para os membroe e quais são essas regras do grupo.

Uma grande vantagem dos grupos é que é possível criar um link de convite. Assim, é possível ter certeza que só está no grupo quem realmente quis estar ali. Não esqueça de deixar claro que a pessoa pode sair a qualquer momento.

3. Tenha um número específico para sua empresa e use o WHATSAPP BUSINESS.

Whatsapp Business é uma ferramenta específica para empresas e conta com algumas vantagens em relação a versão original do Whatsapp. Nele, você pode cadastrar mensagens automáticas para clientes que enviam mensagem fora do horário de atendimento, tagear contatos e adicionar informações sobre sua empresa.

Ter um número específico da empresa, também evita que você utilize seu telefone pessoal para todos os clientes. Guarde-os apenas para os seus principais clientes.

Uma dica importante é não esquecer de responder todas as mensagens. Lembre-se que quando uma pessoa entra em contato, você está a um passo de fechar uma nova venda.

4. Utilize a versão Desktop do Whatsapp

Se você recebe muitas mensagens durante o dia e o Whatsapp já virou uma ferramenta essencial de atendimento para o seu negócio, utilize-o pelo navegador do desktop. Responder muitas mensagens pelo celular não é tão prático.

O ideal é que você tenha uma pessoa responsável para responder as mensagens, para que isso não atrapalhe sua rotina. Por experiência própria, não recomendo a utilização no momento em que você estiver realizando tarefas importantes, pois essa prática é completamente antiprodutiva.

Um detalhe: É preciso estar com seu celular ligado e com a internet funcionando. Se a bateria do celular descarregar, você não conseguirá acessar a versão desktop.

5. Crie campanhas nas Redes Sociais com links diretos para o Whatsapp

Uma excelente estratégia é criar campanhas com link direto para o Whatsapp, ou seja, quando uma pessoa for impactada pelo seu conteúdo ou seu anúncio e clicar no link da sua campanha, ele abrirá automaticamente a janela de mensagem para o seu Whatsapp.

Eu utilizo essa estratégia para diversos clientes. A taxa de conversão aumenta consideravelmente, uma vez que para o consumidor fica muito mais prático enviar uma mensagem para você.

Criar esse link é super simples. Basta utilizar o link abaixo substituindo o final pelo número do seu telefone:

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5513981598111

(Esse é o telefone do Inteligência de Marketing, caso queira entrar em contato comigo)

Se você quiser facilitar ainda mais a vida para a sua audiência, é possível criar um link que ao ser clicado, abre o whatsapp com uma mensagem pré-programada.

Para configurar uma mensagem, adicione ao final do link o código “&text=” e o seu texto, substituindo os espaços por “%20”.

Exemplo:

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5513981598111&text=Olá, %20somos%20o%20Inteligência%20de%20Marketing.

Ao clicar nesse link, abrirá o Chat com a seguinte mensagem já escrita: “Olá, somos o Inteligência de Marketing.”. Basta a pessoa clicar em “Enviar”.

DICA EXTRA: Utilize um encurtador de link.

Quando criar esse tipo de campanha, utilize encurtadores de links. Essas ferramentas têm a vantagem de permitir a mensuração dos cliques e a origem desses cliques no link que você criou, além de deixar uma URL mais amigável para ser compartilhada.

Eu utilizo muito o bit.ly ( https://bit.ly ) que é gratuita e super simples de usar. Vale a pena conhecer.

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